terça-feira, 7 de outubro de 2014

Nutricionista esportiva X Nutricionista voltada para o transtorno alimentar


Vou deixar aqui meus pitacos e as impressões que tive comparando as duas nutricionistas que fui: a nutricionista que focou na bulimia há 4 anos, e a nutricionista que focou na definição muscular (não hipertrofia!) há um ano.

Essa comparação é totalmente pessoal, e limitada a essas duas profissionais específicas que eu frequentei. A coluna "objetivos" é opinião minha sobre as instruções que elas me deram.

Comentei mais sobre a nutricionista para TA devido à ênfase que ela deu ao efeito psicológico que a dieta teria sobre mim. A nutri esportiva também era muito boa, mas comentei menos porque vocês podem achar em qualquer site sobre refeição-maromba e refeição-emagrecimento.

No fim tem os cardápios! Ambos me levam a pesar 52 ou 53 quilos se eu seguir à risca. Esse é um peso que me deixa com a barriga totalmente seca, e eu tenho 1,60 de altura.



                NUTRIÇÃO ESPORTIVA                               NUTRIÇÃO PARA TA

Estratégia

Comer uma fruta + uma colher de farelo antes de malhar (uma colher de chá de pó de guaraná, se quiser).

Malhar sempre no mesmo horário.

Proteína em todas as refeições, menos antes de malhar, pois elas são de difícil digestão.

Esperar meia ou uma hora pra comer depois que terminar o treino.




Refeição pós-treino é completa.

Cardápio com foco no controle calórico.

Comer uma barra de proteína quando der vontade de comer chocolate.

Não existem substituições, apenas opções prontas de cardápio.

Aumentar o consumo de água diária para 3 litros no verão.

Queijo, SÓ o minas, fresco ou ricota.

Álcool, frituras e doces estão proibidos.


Objetivo

Mais energia para malhar








Mais disposição para malhar




No momento em que entrar carboidrato, o corpo queimará ele, e não as calorias armazenadas.



Recuperação muscular.

Emagrecer.


Isso, eu acho que foi só porque falei que tenho bulimia.



Não confundir.





Regra clássica.




Emagracer.



...
 Estratégia

Cardápio com foco na necessidade nutricional.Sendo assim, fala-se em cardápio mínimo.

Um grupo de alimentos (vegetais com caloria negativa) tem limite máximo infinito.

Limite mínimo de vegetais é quase impraticável: quase 1kg e 300g por dia.





As substituições são feitas dentro de um mesmo dia, não posso compensar amanhã, o que errei hoje.


Minhas mãos não são grudadas com os talheres. Soltar enquanto mastigo.

Só posso tomar líquido junto com a comida se ele não for um auxílio para engolir.

Tratar a refeição como uma cerimônia (preparo bem elaborado, sentar na mesa sem pressa, etc).

Comer o que eu puder com as mãos (frutas, por exemplo), variar cores e texturas.

Os 4 alimentos tóxicos: ACÚCAR, FRITURA, ÁLCOOL E EMBUTIDOS.Mas todos os alimentos são lícitos dentro das substituições. Posso comer uma fatia de torta doce se eu não comer minhas 4 fatias de pão do dia.

Procurar comer alimentos crus. Não cozinhar ou bater no liquidificador.

Continuar registrando minhas refeições no calendário, mesmo que não seja para mostrar pra ela.
Objetivo

Desfocar a tensa contagem de calorias.




Subverter a auto-cobrança de que se deve comer o menos possível


Transformar o Desejo de encher a barriga + obrigação de não o fazer em: Obrigação de encher a barriga + desejo de não o fazer. Isso é espetacular!


Não existe acúmulo de erro, o que se tornaria impagável depois de um tempo. A esperança se renova a cada manhã.


Comer devagar = saciedade.



Mastigar mais = saciedade.




Fixar a informação de que eu JÁ comi





Estimular os cinco sentidos, despertando de outra forma o prazer que busco na comida.


A variedade é necessária para minimizar a sensação de restrição, que provoca compulsão depois.






Quebrar as fibras torna as calorias mais fáceis de absorver e sacia menos.

O ato de registrar tira a alimentação do campo do impulso e instinto e a leva para o nível de consciência.

Exemplo de cardápio da nutricionista esportiva:
Manhã: 1 suco verde (água, 1 ft abacaxi, 1 pêssego, 1 folha de couve, 1 C de chia), 1 ft de pão integral com 1 ft de ricota.
Almoço: metade do prato são saladas cruas e cozidas, 3 colheres (sopa) de arroz, 100g de frango.
Pré-treino: meia manga e 1 C de aveia
Pós-treino: 1 ft de mamão, 1 iogurte 2x proteína, 2C farelo de soja.
Janta: 3 claras e 1 gema cozidos. Salada à vontade, como brócolis e abobrinha.

Exemplo de cardápio da nutricionista para TA:
Manhã: 1 cp de “leite” de soja, 2 ft de pão com pouca margarina e 1 banana.
Almoço: 2 cenouras, 200g pepino, 100g carne, 2 colheres (sopa) rasas de arroz, e 2 de feijão.
Lanche: 1 maçã e 1 xíc de iogurte.
Janta: 2 ft pão, 1 ft queijo, 1 tomate, 1 ft de mamão.
Ceia: 200g berinjela.

3 comentários:

  1. É uma sensação de vazio mesmo querida. Um vazio eterno.

    Obrigada pelo comentário.

    52 kilos é sempre um bom peso. É oq ue tenho hoje em média.

    Vacilo últimamente entre os 51 e 53.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olha fui na nutricionista essa semana e ela misturou tudo rsrsrs.....vai entender!

    Beijos
    * Blog da Pâm #SobreDietas

    ResponderExcluir
  3. É interessante, acho que caminho mais no estilo da nutrição esportiva.

    ResponderExcluir

Estou te ouvindo